Quando se pensa no Egito como destino, as pessoas quase sempre lembram do Cairo ou das muitas atrações de Luxor. Apesar disso, esse é um destino que tem muito mais a oferecer! Pra quem está planejando uma viagem para o país, nossa dica é guardar uns dias para conhecer Aswan, que fica às margens do Rio Nilo e é um dos mais importantes destinos turísticos do Egito.

A cidade, conhecida como a “pérola do Nilo”, é o local onde está a primeira catarata do rio em território egípcio.  O clima é agradável, há um monte de coisas para conhecer e uma história riquíssima. Com templos, muitas cores e uma paisagem incrível, Aswan te faz ser acolhido ainda por seus habitantes conhecidos por sua simpatia e cultura ímpar.

Já deu pra perceber que Aswan tem muito pra ser explorado, né? Por isso, preparamos esse post com as melhores dicas da cidade, incluindo recomendações de transporte, sugestões de hotéis e os melhores passeios para fazer por lá.

Mas antes, pra quem nunca ouviu falar, fica aquela dúvida: Aswan ou Assuã? Em português é comum acharmos guias que utilizam Assuã, ou ainda Assuão, para se referir à cidade. No entanto, em outros idiomas é mais comum encontrarmos a grafia como Aswan.

O mais interessante é que o nome remonta ao egípcio antigo e quer dizer “mercado”, o que diz muito sobre a história da região e sua importância para o comércio do antigo império núbio.

Nubian Village: melhor lugar para comprar artesanato no Egito
Nubian Village: melhor lugar para comprar artesanato no Egito

Veja também: Roteiro Egito: o melhor guia para montar seu roteiro.


Porque incluir Aswan no seu roteiro pelo Egito?

Aswan é praticamente um oásis às margens do Nilo e uma grata surpresa para quem se permite visitá-la. E a cidade que era a fronteira do Egito Faraônico com o Sudão é parada praticamente obrigatória para os turistas.

A História de Aswan é riquíssima e até hoje se vê traços de quão próspera era a região nos templos que ainda seguem imponentes contra a ação do tempo. 

A vibe de Aswan é diferente do restante do Egito. Por lá, o ritmo parece mais lento, as margens do Rio Nilo são mais verdes e as pessoas são mais descontraídas. Eu amei conhecer Aswan e tenho certeza de que você também irá adorar. Então, não deixe de encaixar essa cidade em seu roteiro Egito.

História de Aswan (Egito)

A história de Aswan é muito marcada pela relevância da sua posição geográfica. Isso porque, pelo fato de estar bem ao sul e ser muito marcada pelo tráfego do Rio Nilo, era considerada a “porta de entrada” para a África. Na verdade, uma curiosidade é que Aswan é o nome da antiga cidade de Swenett. Para se ter uma ideia, a riqueza histórica dessa região é tanta que remonta a três mil anos antes de Cristo.

Aswan fazia parte do território núbio. Para quem não conhece, a Núbia era parte de um império que compreendia do sul do Egito (exatamente onde Aswan faz fronteira) até Khartum, no Sudão. Tratava-se de um corredor de comércio que ligava o Egito ao restante da África por onde circulavam mercadorias como pedras e metais preciosos, peles de animais, incensos e marfim. O fim da Núbia se deu apenas quando consolidou-se a República do Egito em 1953. Nessa época, o que era considerado território núbio foi dividido entre o Egito e o Sudão.

A consolidação de Aswan tal como é hoje se deu em sua maior parte a partir de 1902, quando a Barragem de Aswan foi construída e foi parte importante para o desenvolvimento da região. Isso também se acentuou em 1971, com a construção da Alta Represa, que fez com que Aswan sobressaísse na geração de energia, além do seu potencial para o ramo turístico.

O povo núbio

A história do povo núbio é tão impressionante que é comum encontrar relatos que dizem que eles são o povo negro mais antigo da África e uma das civilizações mais antigas do mundo, com origens até mesmo pré-históricas. A tradição também é marca dos núbios que tinham uma cultura própria, assim como a escrita e o idioma.

As imagens do povo núbio são conhecidas por muita gente. Lembra das imagens de escravos guardando divindades egípcias, bem comuns em livros escolares? Essas gravuras do Egito antigo revelam não apenas a história de escravidão dos núbios, mas também a cultura local e suas riquezas.

Museu Núbio em Aswan
Representação do povo núbio no Nubian Museum

Muito do que se vê hoje em Aswan diz respeito à relação entre Egito e Núbia no passado. Há milhares de anos, a relação entre eles era muito marcada pelo fato de que o Egito ora concedia autonomia ao império e ora incorporava-o ao seu território. Um exemplo dessa relação tão ambígua é que houve inclusive faraós núbios.

E hoje, embora o território que antes pertencia à Núbia seja parte do Egito, a cultura, as construções e até mesmo as pessoas de locais como Aswan são bem diferentes do povo egípcio. Uma visita a Aswan é explorar um lugar com as marcas da história, com cores e costumes únicos, além de  conhecer uma paisagem totalmente diferente.

Como chegar em Aswan (Egito)

Para quem não sabe exatamente onde fica Aswan, a cidade está a cerca de 950 km do Cairo. Ela se localiza na região mais ao sul do Egito e a paisagem é muito marcada pela presença do Rio Nilo, que proporciona um visual lindo para caminhadas e também para passeios incríveis, que vamos falar mais adiante.

Existe um aeroporto que serve Aswan e que liga a cidade tanto ao Cairo quanto a Luxor e Abu Simbel, uma das principais atrações turísticas da região. Pra quem procura saber como chegar em Aswan, é importante pensar qual será o seu roteiro para avaliar a melhor forma de acessar, já que é possível ir tanto de avião, trem, ônibus e até mesmo de barco.

Caso você opte ir por via terrestre, é recomendado que se informe bem com autoridades e pontos de informações turísticas, porque nem sempre a circulação de turistas é permitida nas estradas egípcias. Melhor prevenir do que ser pego de surpresa, né?

Como ir do Cairo para Aswan

A forma mais prática é fazer o trecho do Cairo até Aswan é de avião, principalmente porque a distância dos 950 km que separam as cidades é bem grande. O trecho é feito em um voo de cerca de apenas 1h30 de duração. A principal empresa que opera esse trecho (e também Cairo-Luxor) é a EgyptAir. Caso você escolha ir de avião, pegue um lugar na janela porque a vista vale muito a pena!

No entanto, há também a possibilidade de percorrer o trajeto de trem. A opção de viagem noturna, apesar de ser mais cara, é a mais confortável. Os bilhetes para essa longa jornada, de cerca de 13h, podem ser comprados direto pelo site do governo. Outra opção é uma companhia privada que opera trens saindo da estação de Gizé.

Se você preferir economizar, a boa é ir de ônibus, mas saiba que essa viagem pode ser um pouco cansativa, já que a distância é longa. Os ônibus saem às 17h da rodoviária do Cairo e os bilhetes você adquire na própria rodoviária ou online no site Go Bus. Na nossa opinião, é um meio de transporte que não vale a pena, já que você irá perder horas preciosas da sua viagem.

Como chegar em Aswan
Estradas egípcias

Como ir de Luxor para Aswan

A distância de Luxor para Aswan é bem menor: são cerca de 250 km de distância entre elas, sendo Luxor um pouco mais ao norte e também às margens do Rio Nilo.

Uma das maneiras mais comuns para fazer o trecho Luxor x Aswan é através de um Cruzeiro pelo Rio Nilo. A vantagem desta modalidade é que você não precisa se preocupar com absolutamente nada durante 4 ou 5 dias, já que está tudo incluído – transporte, hospedagem, passeios e alimentação.

Você também pode ir de trem, mas fica o alerta que a qualidade deles não é das melhores, com uma estrutura bem inferior a muitos trens que saem do Cairo, por exemplo. Ao chegar na estação de trem, é comum ver também um pouco de tumulto de táxis.

Uma dica importante é reservar antecipadamente algum serviço de transfer da estação para o hotel, seja com serviços de transporte ou mesmo direto no hotel onde você fizer a sua reserva. A questão dos táxis e seus preços abusivos é uma sobre as quais a gente fala no post com 20 coisas que você precisa saber antes de ir para o Egito.

Há também o serviço de transfer privado entre Luxor e Aswan. É só você perguntar na recepção do seu hotel, pois a maioria deles oferece este serviço.

Quantos dias ficar em Aswan (Egito)?

Quando estivemos em Aswan, optamos por ficar dois dias na cidade, que é um tempo legal para conhecer as lojinhas de artesanato e os principais pontos turísticos. Se você quiser passear com mais calma e conhecer atrações que demandam mais tempo, como é o caso de Abu Simbel, vale a pena colocar um pouquinho mais de tempo no seu roteiro.

Onde ficar em Aswan (Egito)

Aswan é um lugar que merece de 2 a 3 noites do seu roteiro, assim você poderá explorar os templos e lugares históricos da região com tranquilidade.

Por lá, a oferta de hotéis não é tão grande como em outras cidades, como a capital Cairo, ou mesmo Luxor. Grande parte das hospedagens ficam na região oriental do Nilo, chamada West Bank. É desse lado do rio que está a famosa Corniche El-Nil, a avenida que fica às margens do Rio.

Aqui separamos algumas dicas de hotéis em Aswan para todos os estilos de viajantes:

01. Kato Dool Nubian Resort: opção autêntica no Nubian Village (nossa escolha!)

O Kato Dool Nubian Resort foi a nossa escolha de onde ficar em Aswan e a nossa experiência foi maravilhosa! O hotel é uma gracinha e a parte mais incrível é que ele fica bem à beira do Rio Nilo.

Além da vista incrível para o rio e de um terraço maravilhoso, o clima do hotel é uma delícia: a decoração é de inspiração núbia, os quartos são confortáveis e aconchegantes e o café da manhã é delicioso!

Suite do Kato Dool Nubian Resort
Kato Dool Nubian Resort

Destaques da acomodação:

  • Diárias para casal a partir de: R$589,00 – VER PREÇOS
  • Café da manhã incluído
  • Nota no Booking: 8,5/600 avaliações

Avaliação em destaque:

“Hotel em uma vila núbia, quarto simples, mas com cama super confortável, além de limpo. Funcionários maravilhosos e super prestativos, nos ajudaram com vários serviços de transfer com ótimos motoristas que são super organizados. Comida muito boa e bem servida. A vista é maravilhosa do hotel. Foi uma ótima experiência.” Thayane em 01 de outubro de 2022.

reserva hotel box

reserva hotel

02. Sofitel Legend Old Cataract: um oásis no meio do deserto

Pra quem gosta de um pouco mais de sofisticação, o Sofitel é a melhor opção. Em Aswan, o Sofitel Legend Old Cataract possui instalações incríveis, com piscina, academia, spa e restaurante. Além disso, ele é todo decorado em estilo bem tradicional (desde a fachada de granito rosa aos quartos).

O hotel também tem vista para o rio e o atendimento é sempre muito elogiado pelos hóspedes.

Suíte do Sofitel Legend Old Cataract em aswan
Sofitel Legend Old Cataract

Destaques da acomodação:

  • Diárias para casal a partir de: R$1.800,00 – VER PREÇOS
  • Café da manhã e jantar incluído
  • Nota no Booking: 9,4/877 avaliações

Avaliação em destaque:

Hotel histórico, com excelentes instalações. Quartos e banheiros reformados. Ótimas opções de restaurante. Café da manhã impecável. Piscinas interna e externa. Lindas vistas.” Fernanda em 11 de junho de 2023.

reserva hotel box

reserva hotel

03. Mövenpick Resort Aswan

Uma alternativa de excelente custo x benefício para quem procura onde ficar em Aswan é o Mövenpick Resort. Tanto a área comum quanto os quartos têm um super visual para o Rio Nilo, além de um padrão bem sofisticado e serviços excelentes.

O hotel conta com piscina, academia, spa e três ótimos restaurantes e dois bares. Apesar dos valores salgados, é possível encontrar um quarto para casal por preços bem acessíveis.

Suite do Mövenpick Resort Aswan
Mövenpick Resort Aswan

Destaques da acomodação:

  • Diárias para casal a partir de: R$1.300,00 – VER PREÇOS
  • Café da manhã e jantar incluído
  • Nota no Booking: 8,8/888 avaliações

Avaliação em destaque:

Fiquei na unidade mais nova. Amei! Parece que o hotel mais antigo, que fica bem ao lado, não é tão agradável. As instalações são boas, a vista linda! Chegar no hotel é um charme, com um serviço de balsa que funciona muito bem. Café da manhã caprichado, variado. Boas opções de restaurante no próprio hotel, com preço justo.” Regina em 12 de janeiro de 2023.

reserva hotel box

reserva hotel

O que fazer em Aswan, no Egito

Embora muita gente vá para Aswan como ponto de partida para Abu Simbel, a cidade tem um monte de opções legais de passeios. Como vimos, o turismo aqui é muito forte, marcado pela sua história e pelo próprio Rio Nilo. Por isso, há templos incríveis para se conhecer, além da própria cidade, que é acolhedora e tem as melhores lojinhas de souvenir do Egito.

Aqui nós preparamos este guia completo de Aswan pra você incluir as melhores atrações no seu roteiro! E vamos começar logo com uma dica: a melhor forma de aproveitar o Egito é se planejando. Para isso, monte seu roteiro e compre ingressos com antecedência.

Usei o site Civitatis para reservar a maioria dos passeios que listei aqui. Além da ótima qualidade dos passeios, tem várias opções de tours disponíveis. Isso sem falar na praticidade de já ter tudo planejado antes de embarcar, né?


Dica extra: você pode parcelar seus ingressos e excursões através do site da Civitatis em até 12x e em BRL, assim você não fica refém de impostos como o IOF.


01. Philae Temple: o templo da Deusa Ísis

Esse é provavelmente o principal ponto turístico de Aswan. E não é pra menos: o templo é realmente belíssimo e rico em história. Dedicado à Deusa Ísis, conhecida por ser a deusa da maternidade, da fertilidade e da sexualidade, o templo guarda a história da deusa em suas paredes. E sabe quem era sua devota mais famosa? Ninguém menos que Cleópatra!

Além da imponência do monumento, há uma curiosidade e tanto que nos impressiona ainda mais: ele não está no local onde foi construído. Originalmente, o Philae Temple se encontrava na Ilha Philae. Como era uma zona de alagamento, a UNESCO elaborou um projeto em 1970 que consistia em desmontar o templo e montá-lo novamente em uma ilha próxima para tentar preservá-lo das inundações.

Philae temple: templo dedicado à Deusa Isis
Philae temple: templo dedicado à Deusa Isis

Vale saber:

Como o Philae fica em uma pequena ilha, para chegar até ele é preciso pegar um barquinho – o valor deve ser negociado direto no local. Mas, se quiser evitar perrengues e negociações, pode optar por um tour com guia especializado.

  • Ingresso: LE 50 (no tour com guia o preço do ingresso já está incluso no valor total)
  • Funcionamento: de 7h às 16h (de outubro a maio) e de 7h às 17h (de junho a setembro).

02. Abu Simbel: o templo de Ramsés II e de sua esposa Nefertari

De fato, Abu Simbel é o que leva a maioria dos turistas à Aswan. Os dois templos foram esculpidos em uma imensa rocha de arenito às margens do Lago Nasser e são impressionantes obras arquitetônicas do Egito antigo. Saiba mais sobre a história de Abu Simbel aqui.

Indico este passeio para quem tiver com um tempo sobrando na viagem, pois é bem longe de Aswan (cerca de 2h para ir e 2h para voltar) e o preço é um pouco elevado: cerca de R$600. Nós fechamos este passeio pela Civitatis para garantir a facilidade de pagar parcelado e não pesar nosso orçamento.

Templo de Abu Simbel
Abu Simbel: templos escavados na rocha

03. Nubian Village: o vilarejo do povo núbio

Um passeio por Gharb Soheil, a mais conhecida das vilas núbias, é uma das atrações que eu considero realmente imperdível para quem procura o que fazer em Aswan, no Egito.

Mas o que é o Nubian Village afinal? Os núbios são uma povo que se originou no sul do Egito e norte do Sudão, e são uma das civilizações mais antigas da história. Os núbios não só conservaram as suas tradições antigas, mas também a língua Núbia – que só é falada e não tem alfabeto oficial. ⠀

Nubian Village, Aswan
Nubian Village, Aswan

A vila está repleta de formas geométricas e cores brilhantes. Os muitos triângulos representam as três fontes de vida mais importantes para os núbios – a terra, representada por um verde neon, o sol, representado por um amarelo deslumbrante e o céu e o Nilo são representados por vários tons de azul.

Outra característica única da vila são os crocodilos. Historicamente, os grandes répteis foram tomados como animais de estimação para manter os intrusos longe… Hoje eles permanecem como animais domésticos, mas principalmente para entreter os turistas. ⠀

Dica: o Nubian Village é também um excelente local para comprar artesanato autêntico.

04. Passeio de felucca pelo Nilo

As feluccas são aqueles tradicionais barcos de madeira e à vela que circulam pelo Rio Nilo. É um passeio super gostoso, de onde você consegue relaxar e ainda aproveitar o visual incrível da cidade.

Além de fugir da movimentação da cidade, é possível até tirar os sapatos para encostar um pouquinho nas águas do rio. Isso pra não dizer que é dessas atrações que gente de todas as idades pode curtir, né?


É possível contratar o serviço lá mesmo com os barqueiros ou já reservá-lo antecipadamente para já sair do Brasil com tudo planejado.

05. Obelisco inacabado de Aswan

Essa foi uma atração que a gente não curtiu tanto e, sinceramente, acho que é um pouco de perda de tempo visitar o obelisco. No entanto, para quem quiser, vale a pena procurar uma foto do obelisco visto de cima para entender a sua importância.

Existem também excursões que visitam outros atrativos junto com o obelisco inacabado e que valem mais a pena na minha opinião. É um excelente jeito de aproveitar bem o seu roteiro Aswan.

Caso tivesse sido concluído, seria o maior e mais pesado obelisco já construído no Egito, com 42 metros de altura. Ele está deitado na pedreira de Aswan, considerada um dos mais importantes tesouros arqueológicos.

o que fazer em aswan com crianças - obelisco inacabado
O Obelico Inacabado era pra ser o maior do Egito em bloco único.

06. Represa de Aswan

Outra atração turística bastante frequente nos tours de Aswan que também considero dispensável é a visita à represa de Aswan. Ela foi construída para suprir as necessidades da população local nos períodos de seca.

Embora seus 3,5 km de extensão sejam impressionantes, assim como o fato de toda a construção ser de granito, podemos dizer que a represa tem mais relevância para o abastecimento da população do que como atrativo turístico.

De todo modo, as excursões que levam ao obelisco inacabado, também fazem parada na represa antes de seguirem para outros pontos turísticos de Aswan que eu considerei muito mais interessantes. Vale tirar umas fotos rapidamente e depois continuar o percurso.

o que fazer em aswan - represa de aswan
Dentre as dicas de o que fazer em Aswan, você pode incluir a represa de Aswan.

07. Museu Núbio

Por sua vez, o Museu Núbio é outra dica de o que fazer em Aswan que vale a visita caso sobre um tempinho na sua estadia. Ele tem um rico acervo que reúne peças importantes para a história do povo núbio e egípcio.

Além da própria construção já ser um passeio super legal, outro ponto bacana é que os itens em exposição estão organizados em ordem cronológica, o que torna a visitação super didática. É como uma viagem no tempo!

  • Ingressos: LE 100 (com possibilidade de meia entrada para estudantes).
  • Funcionamento: funciona diariamente, de 9h às 21h.

08. Excursão a Edfu e Kom Ombo

Conhecidos como templos do Nilo, o passeio a Edfu e Kom Ombo não poderia ficar de fora das nossas dicas de Aswan. O Templo de Edfu é dedicado ao Deus Hórus, já Kom Ombo é dedicado a Hórus e Sobek. Aliás, Kom Ombo é o único templo dedicado a duas divindades.

o que fazer em aswan - Templo de Kom Ombo
É possível perceber a influência grega nas colunas de Kom Ombo.

Ambos os templos são ricos em detalhes e o de Kom Ombo chamou ainda mais minha atenção por causa da influência grega em sua estrutura. As colunas são típicas dos templos gregos.

Esse é aquele típico passeio que eu recomendo fortemente que você visite em uma excursão, já que fica um pouco distante do centrinho de Aswan.

09. Templos de Kalabsha, Beit El-Wali e Kertassi

Por fim, tenho uma trinca de templos que você não pode deixar de visitar em Aswan, Egito. Primeiramente, Kalabsha já foi considerado o maior da Núbia e foi erguido em homenagem ao Deus Mandulis.

Curiosamente, ele nunca foi terminado, mas ainda sim é um excelente exemplo da arquitetura Núbia. Os relevos de Kalabsha são belíssimos e do teto do templo se tem uma vista de tirar o fôlego do lado.

Aswan, Egito - Templo de Kalabsha
A perfeição do Templo de Kalabsha é surpreendente!

Por sua vez, Beit El-Wali se encontra próximo ao templo de Kalabsha, mas essa não era a localização original de ambos. Eles foram transferidos por conta do risco de alagamento em sua localização original. A construção de Beit El-Wali foi ordenada por Ramses II e é todo esculpido na rocha.

E, finalmente, o templo de Kertassi é o terceiro que foi transferido para fugir do alagamento do Lago Nasser. Hoje em dia, pouco resta dele, mas ainda sim vale a visita.

Como os três templos ficam próximos, optei por conhecê-los em um único passeio. Com poucos dias na cidade, precisei trabalhar o meu roteiro Aswan (Egito) da melhor forma. Valeu super a pena!

Preciso de seguro viagem para o Egito?

O seguro viagem para o Egito não é obrigatório. Contudo, o país é muito diferente do nosso, então imagine só o perrengue de precisar atendimento médico e não falar a língua local. Sem contar que todos os gastos em moeda estrangeira.

Por isso, recomendo contratar um seguro viagem Egito. Aliás, essa também é uma das principais recomendações do governo brasileiro aos viajantes. Ele cobre não só despesas médicas e hospitalares, como diversas outras coisas, como extravio de bagagem, retorno antecipado, entre outros.

Sefuro viagem Egito
Não saia de casa sem contratar seu seguro viagem para o Egito

Sempre que visitamos um país estrangeiro utilizamos a ferramenta de comparação do Seguros Promo para contratar nosso seguro viagem. Lá você encontra as melhores empresas do ramo e pode comparar até 4 apólices simultaneamente, para decidir qual se adequa melhor ao seu estilo e ao seu orçamento.

Usamos tanto que até conseguimos um cupom de desconto para os nossos leitores. Usando o código AVENTURAS15, você garante 15% OFF no seu seguro viagem no site Seguros Promo.

Chip de internet para o Egito

Comprar um chip de internet ainda no Brasil é uma das dicas mais importantes para viagens internacionais. Ele faz TODA a diferença durante as minhas viagens, já que é uma mão na roda para pedir Uber, encontrar restaurantes legais, checar a localização do hotel, conversar com a família e muito mais!

Eu sempre saio do Brasil com meu chip em mãos. Assim, é só trocar o chip durante o voo que eu já chego conectada ao destino e não perco tempo de viagem tentando entender qual é o melhor plano em lojas aleatórias de chip que eu nem sei se funcionam tão bem.

Então, a minha melhor dica é que você garanta o seu chip de internet Egito através do site da America Chip. Você compra ele através do site com algumas semanas de antecedência e recebe ele no seu endereço, antes de viajar. É muito prático trocar o chip no avião e já ter internet quando desço no aeroporto.

O preço do seu chip de internet Egito pode ficar ainda melhor usando o cupom MALADEAVENTURAS. Ele garante 10% de desconto na sua compra. É um presente nosso para você!

Dúvidas frequentes de quem pesquisa por Aswan, no Egito

Apesar de ser o destino dos sonhos de muitos viajantes, é comum que surjam dúvidas na hora de montar um roteiro Egito. E para ajudar o maior número de pessoas possível, reunimos e respondemos as dúvidas mais frequentes dos nossos seguidores.

Leia e aproveite. Quem sabe a sua dúvida já não foi resolvida aqui?!

viagem-egito-pelo-rio-nilo
Passear de barco pelo Nilo é uma experiência memorável!

Onde comer em Aswan (Egito)

Durante sua viagem, não deixe de separar um dia para um almoço ou jantar especial. E para essas ocasiões, anote os melhores restaurantes de Aswan:

O que fazer em Aswan (Egito) com crianças?

Vai viajar com os pequenos? Então não deixe de saber o que fazer em Aswan com crianças:

O que fazer em Aswan (Egito) com chuva?

Embora a chuva não seja comum na região, é sempre bom ter uma carta na manga e saber o que fazer em Aswan com chuva:

pontos turisticos egito - Abu Simbel
As estátuas de Abu Simbel estão entre as mais preservadas do Egito.

O que fazer em Aswan (Egito) à noite?

Seguimos com as dicas de o que fazer em Aswan à noite:


O que fazer em Aswan (Egito) de graça?

E é claro que não poderiam faltar dicas de o que fazer em Aswan de graça:

  • Conhecer o mercado de Aswan
  • Conhecer a mesquita de El-Tabia
  • Ir à Catedral Copta de São Miguel Arcanjo

Pronto para conhecer Aswan (Egito)?

Espero que tenha gostado das nossas dicas de Aswan, no Egito, mas qualquer outra dúvida que venha a aparecer é só deixar nos comentários que iremos te ajudar.

E como é comum que as pessoas que vão à Aswan incluam outros destinos dentro do Egito, a gente preparou algumas possibilidades de programação pelas principais cidades, mostrando certinho quantos dias vale a pena ficar em cada uma delas e o que elas oferecem de mais legal para se conhecer.

Vem ver nosso super guia para você montar o seu roteiro pelo Egito!


Você pode gostar de ver também:

Luxor: como chegar, onde ficar, passeios e dicas imperdíveis

Cruzeiro Rio Nilo: Vale a pena? Quanto custa? Qual é o roteiro?

Mar Vermelho Egito: Hurghada, Dahab, Sharm el Sheik ou Marsa Alam?

 


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @gaiavani
Quem escreve
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • NEWSLETTER
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

10 respostas

  1. Que incrível! Adorei conhecer Aswan pelos seus olhos. Acompanhei sua viagem pelo Egito, não vejo a hora de ir também!

  2. Que lugar diferente e lindo Aswan, não sabia nada sobre essa cidade, muito legal suas de dicas de passeios.

  3. Assuão é IMPERDÍVEL, numa viagem ao Egito. Aconselho a experiência de pernoitar numa falua 🙂 Apesar da minha não ter corrido como desejava lol E a OBRIGATÓRIA visita à incomparável Abu Simbel…

  4. Muito bacana saber sobre Aswan! Dica completa, um ótimo serviço para quem está a planejar viagem ao Egito!

  5. Ola!! parabéns pelo conteúdo incrível! pesquisando os cruzeiros da Menphis Tour não tem informação de que ele para em Abul Simbel. Você foi por conta mesmo ? ou estava incluído no seu cruzeiro ?

    1. Oi Isa! Lá no cruzeiro eles oferecem uma série de opções de passeios adicionais. Voo de balão em Luxor, Abu Simbel, etc. =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *